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unisatc:sistema_de_atendimento_sistema_de_matricula

Sistema Atendimento (Matrícula)

1- Objetivo:

Atender e gerenciar os chamados de requerimento de documentações e realizar matrículas do Colégio SATC, Oficinas e UDI.

2- Acesso:

Abaixo, seguem as etapas que descrevem como acessar o sistema de matrícula.

  • Acessar o portal do colaborador:

  • Acessar o menu: SATC Educação/Sistema de Matrícula

  • Acessar o sistema de matrícula (com as mesmas credenciais de acesso ao portal do colaborador)

3- Funcionalidades

O sistema de matrícula possui três processos:

  • Atendimentos
  • Captação
  • Configurações

Os processos serão descritos a seguir.

3.1 Atendimentos

O processo de atendimento é composto por:

  • Documentos
  • Chamados
  • Indicadores

3.1.1 Documentos

Nesta etapa são cadastrados todas as opções de documentos que poderão ser requeridos através dos chamados:

  • Clicar em “Novo”:

  • Cadastrar o documento de acordo com o exemplo abaixo e salvar:

  • Escolas - permite associar o documento a(s) escola(s). Exemplo:

I-

II-

III-

Habilitar Quantidade: Não - Permite a solicitação de apenas 1 unidade do documento. Sim - Permite a solicitação de mais de uma unidade do documento.

Valor da taxa: Informar valor ou deixar em branco caso não exista taxa para o documento.

Tempo em dias: Tempo em dias (corridos) para entrega do documento, à partir da data de abertura do chamado

  • Ação - Permite alterar a descrição de um documento. Exemplo:

I -

II-

3.1.2 Chamados

Através dos chamados, são requeridos os documentos solicitados pelos alunos, responsáveis e possíveis alunos. Os chamados podem ser cadastrados pelos colaboradores através do sistema de matrícula ou pelos alunos, responsáveis e possíveis alunos através dos portais de cada categoria.

Etapas:

  • Cadastro
  • Atendimento
  • Gestão

I- Cadastro de chamados:

Clicar em “Novo” para abrir um chamado. Exemplo:

Preencher todos os campos do chamado de acordo com os exemplos abaixo:

I - Rematrícula

II- Requerimento

II - Atendimento

O atendimento se dá através das interações no chamado, desde o cadastro até a entrega da solicitação. Exemplo:

Clicar na lupa:

Cadastrar nova interação:

  • Status: opções de direcionamento do chamado
  • Grupo responsável: Setor que dará continuidade ao chamado
  • Mensagem: Para orientações referentes à solicitação

III - Gestão

O sistema dispõem de filtros por status, que permitem acompanhar o atendimento dos chamados, bem como selecioná-los por tipo, período e no campo pesquisar, permite filtrar por palavras contidas nas solicitações.

Tipo:

  • Data Abertura : data em que o chamado foi cadastrado.
  • Data Interação : data de movimentação do chamado.

3.1.3 Indicadores

Os indicadores podem ser utilizados para monitorar o percentual de documentos solicitados por escola. Exemplo:

3.2 Captação

Captação é um conjunto de ações e estratégias de formas de entrada, desenvolvidas pela instituição, para atrair e transformar leads (pessoas interessadas em estudar na sua instituição) em alunos matriculados

O processo de captação é composto pelas etapas :

3.2.1 Formas de Entrada

As formas de entrada são caracterizadas por planos e ações (de captação) vinculados às escolas.

  • Para incluir um novo plano: Clicar em “Novo” e preencher os campos de acordo com o exemplo:

I-

II-

  • Para vincular o novo plano a um curso: Clicar em “Cursos” e preencher os campos de acordo com o exemplo:

I-

Clicar em “Novo”

II-

Preencher os campos e salvar

III-

* Para alterar informações do plano:

Clicar em “Ação” :

Alterar (se necessário) e salvar :

3.2.2 Pessoas

Para realizar a matrícula de novos alunos, antes é preciso cadastrá-los e, caso sejam menores de 18 anos, o responsável também deverá ser cadastrado.

I-

II-

3.2.3 Matrículas Criciúma/ Turvo

Para realizar a matrícula (o aluno deverá estar cadastrado em “Pessoas”) :

  • Clicar em “Nova” para incluir uma matrícula :

  • Editar a matrícula, imprimir boleto, contratos e ficha. Exemplo :

*Excluir matrícula- apenas quando for necessário.

3.2.4 Atestado de Vaga

É um documento que confirma a existência de vaga ao aluno que pretende se transferir para SATC. Esta declaração é enviada à Instituição de origem do pretendente à transferência.

* Para gerar um atestado de vaga: clicar em “Novo” e preencher os campos de acordo com o exemplo:

  • Nível - É o nível de ensino para o qual é atestada a existência de vaga.
  • Ano/Semestre - Informar o ano + '/0', de acordo com o exemplo.
  • Cód Aluno- Informar somente quando o aluno já estiver cadastrado.
  • Nome Aluno - Inserir o nome quando não existir um cadastro para o requerente.
  • Curso/Turma - Selecionar uma opção no menu dropdwn.
  • Selecionar Documentos- Selecionar os documentos que o aluno deverá providenciar.

3.2.5 Relatório de Matrículas

Permite obter um conjunto de informações sobre as matrículas ativas através dos filtros: ano, semestre e formas de entrada. Exemplo:

3.3 Configurações

Este menu deve ser utilizado para estabelecer configurações abaixo:

3.3.1 Grupos

A configuração de grupos permite criar e habilitar novos grupos, incluir e excluir o acesso de usuários nos grupos.

  • Para criar um grupo : clicar em “Novo”, de acordo com o exemplo abaixo.

Após clicar em “Novo”, será disponibilizada a tela abaixo, que deverá ser preenchida de acordo acordo com o exemplo.

Após cadastrar o grupo, deverão ser incluídos os usuários com permissão de acesso. Exemplo:

  • Clicar em Usuário:

I-

  • Clicar em Novo:

II-

  • Vincular o usuário ao grupo e salvar:

III-

3.3.2 Contratos

Os contratos associados às matrículas devem ser cadastrados previamente, de acordo com o exemplo:

I- Clicar em “Novo”:

II-Cadastrar os campos :

  • Nome - Cadastrar o título do contrato
  • Ativo - (Sim ou Não)
  • Texto do Contrato - Cadastrar o conteúdo do contrato. Para inserir os campos (informações pessoais) de mesclagem , clicar nos respectivos campos contidos nas informações.

3.3.3 E-mails

Durante o ciclo de atendimento dos chamados, poderão ser encaminhadas mensagens padronizadas, abaixo segue o exemplo de mensagens de e-mail configuradas para os chamados com Status : Aguardando Retirada e Pendente Solicitante.

  • Para configurar um e-mail: clicar em Novo

* Cadastrar os campos:

  • Nome - Cadastrar o título do e-mail.
  • Status chamado - Selecionar o status para o qual será enviado o e-mail.
  • Ativo - (Sim ou Não).
  • Informações do aluno - Clicar na informação que deverá ser mesclada no corpo da mensagem com dado do aluno.
  • Texto do E-mail - Cadastrar a mensagem do e-mail.
unisatc/sistema_de_atendimento_sistema_de_matricula.txt · Última modificação: 2021/11/19 16:41 (edição externa)