Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


unisatc:cursos_livres

Essa é uma revisão anterior do documento!


Extensão:

A SATC oferta cursos livres em diversas áreas de conhecimento, como Automobilística, Design, Eletroeletrônica, Gestão, Informática, Jovem Aprendiz, Mecânica, Química, Segurança e Operação de Máquinas. Cada curso possui uma carga horária adequada para aprimorar, qualificar e/ou requalificar profissionais..

Os cursos são ofertados nas modalidades:

1- Cursos Livres(presenciais)4- Escola de Talentos
2- Cursos on-line(SATC Digital)5- Academia
3- Jovem Aprendiz6- Idiomas

1- Cursos Livres (Modalidade Presencial) - Processo de vendas

A modalidade presencial é indicada sobretudo para áreas que exigem aulas práticas, o que requer que os alunos estejam próximos da realidade vivenciada na profissão.

A seguir, apresentamos as etapas necessárias para disponibilizar os cursos no ambiente de vendas, acompanhadas de descrições detalhadas e ilustrações:

1.1 Etapas

1.1.1 Desktop

Sistema: Faculdade - Centro Universitário SATC- UNISATC

Empresa: Cursos Livres SATC

Processos:Incluir somente os novos cursos, turmas e grades.

  • Cadastro/ Cursos:

Clicar em novo registro:

Cadastrar o novo curso:

Dando sequência:

Curso salvo:

  • Cadastro/Grade de Disciplinas: cadastrar as disciplinas da grade

Selecionar o curso:

Inserir linha para cadastrar disciplina:

Cadastrar disciplinas na grade:

Código: Incluir código sequencial

Nome: Cadastrar nome da disciplina

Fase: Informar a fase da disciplina

Carga Hor.: Cadastrar a carga horária da disciplina

Status: Ativa ou Inativa

Clicar em conteúdo:

Cadastrar conteúdo:

  • Cadastro/Grades de Disciplinas na Turma

Selecionar Curso:

Cadastrar disciplinas:

Disciplina: Selecionar disciplina no menu dropdown

Turma: Turma da disciplina

Professor: selecionar um professor na dropdown

Min: Número mínimo de alunos para oferta de turma

Vagas: Total de vagas ofertadas na turma

Realizado: Sim ou Não (indica se o curso foi realizado)

Tipo: Informativo (para cursos livres presenciais)

Observação: Inicias do curso e número da turma

Início: Data de início da turma

Término: Data de término da turma

1.1.2 Gerenciador de Inscrições (Portal do Colaborador)

  • Fazer login no portal do colaborador:

  • Acessar o menu “SATC Educação” e selecionar a opção “Gerenciador de Inscrição”:

  • Gerar evento:

Adicionar evento:

  • Cadastrar o evento:

  • Inserir Cursos

Será aberta a tela abaixo:

Todos os dias, o sistema realiza um processo de atualização que verifica se há inclusão de novos cursos, turmas e grades no Sistema Desktop e os disponibiliza no Gerenciador de Inscrições.

  • Se o curso for novo (cadastrado na aplicação desktop), siga o exemplo abaixo para selecioná-lo:

  • Selecionar a área:

1ª Situação –> cursos novos cadastrados no dia:

2ª Situação –> cursos novos atualizados pela rotina diária:

Clicar no ícone lápis, selecionar a área e salvar.

Informar a data limite da inscrição e salvar:

O preenchimento deste campo garante que o curso esteja disponível ao público nos ambientes de Marketing (https://unisatc.com.br/cursos-livres) e Vendas (https://cursos.satc.edu.br). É importante lembrar que, para que o curso fique disponível, todos os campos obrigatórios devem ser devidamente preenchidos.

Ações:

Para vincular os cursos ao evento “Cursos Livres”, é necessário realizar a parametrização de todas as ações relacionadas ao curso.

Essa ação deve ser executada para atualizar as alterações feitas no cadastro do curso no sistema desktop:

Essa opção permite atualizar os dados do curso no gerenciador de inscrições, como Área, Horário e Data limite de inscrição:

Utilize esta opção somente se desejar excluir o curso do evento.

Realizar o upload da imagem correspondente ao curso que deseja exibir na área de vendas

Realizar o cadastro do conteúdo que será disponibilizado na seção de vendas do curso.

Exemplo:

Pessoas que buscam aprimorar seus conhecimentos em hardware e se especializar em manutenção de computadores.

Cadastrar o objetivo que deverá ser disponibilizado na área de vendas do curso.

Exemplo:

-Capacitar os participantes a atuar no mercado de montagem e manutenção de computadores, abrangendo desde a montagem até a instalação de sistemas operacionais e periféricos.

Cadastrar o conteúdo programático que deverá ser disponibilizado na área de vendas do curso.

Exemplo:

Módulo I – Carga horária: 04 horas – Eletricidade Básica; – Instalação elétrica para computadores; – Aterramento; – Choque elétrico;  Módulo II – Carga horária: 36 horas – Características gerais do programa;

Cadastrar os requisitos de inscrição que deverão ser disponibilizados na área de vendas do curso.

Exemplo:

- Documentos necessários para inscrição: cópia do documento de identidade (RG), CPF e comprovante de residência. - O número mínimo de participantes são 12 e máximo 16. - A SATC reserva-se o direito de alterar e/ou atualizar as previsões de datas

Cadastrar as informações adicionais que deverão aparecer na área de vendas.

Exemplo:

MAIS INFORMAÇÕES comercial@satc.edu.br WhatsApp: (48) 3431-7542

Exemplo:

O curso estará apto para inscrições somente se o status das ações estiver conforme o exemplo abaixo:

  • Clicar para conferir:

1.1.3 Vendas (cursos.satc.edu.br)

Os interessados deverão acessar o link: https://cursos.satc.edu.br/

1.1.4 Inscrição do aluno

Os interessados que já possuem cadastro devem acessar a opção “Login”, enquanto aqueles que ainda não têm cadastro devem selecionar a opção “Criar conta”:

1.1.5 Fechamento de turmas:

As inscrições nos cursos devem ser monitoradas pelos responsáveis do processo, os analistas de negócios, com o objetivo de controlar o número mínimo e máximo de inscritos permitidos.

1.1.6 Gestão das matrículas:

O usuário deverá gerenciar as matrículas realizadas nos cursos livres presenciais, seguindo as etapas descritas abaixo:

Sistema: Faculdade - Centro Universitário SATC- UNISATC

Empresa: Cursos Livres SATC

  • Cadastros/ Matrículas dos Inscritos Web F12 (a tela poderá ser acessada clicando em 'F12')

  • Selecionar um curso ou, todos os cursos e consultar:

  • Selecionar o inscrito (com boleto pago e sem número de matrícula gerado) e clicar duas vezes:

  • Observar o semestre da matrícula, clicar em “Salvar”, conferir os dados e clicar em “Ok”:

Se o aluno já possuir um cadastro no sistema, a tela de cadastro de aluno será aberta para que sejam conferidos ou complementados os dados cadastrais:

2- Cursos on-line (SATC Digital) - Processo de vendas

Os cursos online são desenvolvidos em ambiente virtual, onde os conteúdos são disponibilizados, a base de alunos é gerida e as avaliações e outras ações inerentes a um curso online são realizadas.

A seguir, estão listadas as etapas necessárias para disponibilizar os cursos no ambiente de vendas:

2.1 Etapas

2.1.1 Plataforma Treinas

  • Fazer login:

  • Acessar: Gerenciador/ Cursos:

{{:unisatc:img44.png?400|{{:unisatc:img44.png?400|

  • Clicar em “Novo Curso”:

* Cadastrar o curso de acordo com o exemplo:

Na listagem de cursos, clicar na ação “Exportar para SATC”, de acordo com o exemplo:

* Após a exportação, as ações ficarão desabilitadas para edição:

3 - Processo de venda de vagas dos cursos livres para empresas

B2B (Business-To-Business)

Referência: NERCU 135103

O objetivo deste processo é possibilitar que as empresas também tenham acesso às vagas disponíveis nos cursos livres oferecidos pela SATC. Para isso, as empresas devem estar cadastradas como clientes ou fornecedoras da SATC e informar um representante para efetuar a compra de vagas. O processo de compra consiste em selecionar o número de vagas desejadas e associá-las ao CPF das pessoas que serão inscritas nos cursos.

Através deste link, o representante e as pessoas selecionadas para cursar vagas pagas pela empresa, terão acesso a plataforma de cursos : https://cursos.satc.edu.br/

Obs: Caso o representante cadastrado pela empresa seja também um inscrito, o acesso se dará pelo mesmo link.

Exemplo do processo de venda de vagas para empresas:

1- A empresa deverá já estar cadastrada junto à SATC (no portal do Cliente ou Fornecedor: https://www1.satc.edu.br/portais/acesso/public/#/)

2- A empresa deverá acessar a plataforma de vendas com as mesmas credenciais utilizadas no acesso ao portal de cliente ou fornecedor

3- Cadastrar um ou mais colaboradores como representantes (estes serão os responsáveis pela aquisição de vagas):

I-

II -

4- O representante deverá fazer a compra de vagas nos cursos:

Exemplo:

I - Acessar a plataforma com as credenciais de representante e selecionar o perfil da empresa

II - Clicar na opção “VEJA MAIS”, no curso de sua preferência:

III - Definir a quantidade de vagas:

IV - Realizar a compra:

5- Associar os participantes nas vagas adquiridas:

Em Menu/Meus Cursos, clicar no curso para qual foi realizada a compra de vagas e associar as vagas ao CPF dos participantes:

I -

II-

6- A lista de reserva de vagas deverá ser aprovada pela coordenação dos cursos livres da SATC no Gerenciador de Inscrições disponível no portal do colaborador, em Opções/Lista de reserva de empresas.

A lista de inscrições poderá ser fechada somente quando todas as vagas adquiridas estiverem preenchidas.

I -

II -

III-

7- As pessoas listadas serão inscritas automaticamente quando a lista for fechada.

8- Abaixo segue o exemplo do ambiente de acesso do inscrito:

unisatc/cursos_livres.1676657566.txt.gz · Última modificação: 2023/02/17 18:12 por admin