Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


unisatc:cursos_livres

Essa é uma revisão anterior do documento!


Extensão:

Os cursos livres são ofertados em diversas áreas de conhecimento: Automobilística, Design, Eletroeletrônica, Gestão, Informática, Jovem Aprendiz, Mecânica, Química, Segurança e Operação de Máquinas, com carga horária adequada ao aprimoramento, qualificação e/ou requalificação profissional.

Os cursos são ofertados nas modalidades:

1- Cursos Livres(presenciais)4- Escola de Talentos
2- Cursos on-line(SATC Digital)5- Academia
3- Jovem Aprendiz6- Idiomas

1- Cursos Livres (Modalidade Presencial) - Processo de vendas

A modalidade presencial é destinada principalmente às áreas que requerem aulas voltadas à prática, para tanto é necessário aproximar os alunos desta realidade.

Abaixo, seguem as etapas necessárias para disponibilização dos cursos no ambiente de vendas, contendo uma descrição detalhada e ilustrada:

1.1 Etapas

1.1.1 Desktop

Sistema: Faculdade - Centro Universitário SATC- UNISATC

Empresa: Cursos Livres SATC

Processos:Incluir somente os novos cursos, turmas e grades.

  • Cadastro/ Cursos:

Clicar em novo registro:

Cadastrar o novo curso:

Dando sequência:

Curso salvo:

  • Cadastro/Grade de Disciplinas: cadastrar as disciplinas da grade

Selecionar o curso:

Inserir linha para cadastrar disciplina:

Cadastrar disciplinas na grade:

Código: Incluir código sequencial

Nome: Cadastrar nome da disciplina

Fase: Informar a fase da disciplina

Carga Hor.: Cadastrar a carga horária da disciplina

Status: Ativa ou Inativa

Clicar em conteúdo:

Cadastrar conteúdo:

  • Cadastro/Grades de Disciplinas na Turma

Selecionar Curso:

Cadastrar disciplinas:

Disciplina: Selecionar disciplina no menu dropdown

Turma: Turma da disciplina

Professor: selecionar um professor na dropdown

Min: Número mínimo de alunos para oferta de turma

Vagas: Total de vagas ofertadas na turma

Realizado: Sim ou Não (indica se o curso foi realizado)

Tipo: Informativo (para cursos livres presenciais)

Observação: Inicias do curso e número da turma

Início: Data de início da turma

Término: Data de término da turma

1.1.2 Gerenciador de Inscrições (Portal do Colaborador)

  • Fazer login no portal do colaborador:

  • Acessar o menu “SATC Educação” e selecionar a opção “Gerenciador de Inscrição”:

  • Gerar evento:

Adicionar evento:

  • Cadastrar o evento:

  • Inserir Cursos

Será aberta a tela abaixo:

Diariamente, o sistema executa um processo de atualização que faz a checagem de inclusão de novos cursos, turmas e grades no Sistema Desktop e os disponibiliza no Gerenciador de Inscrições.

  • Caso o curso seja novo (cadastrado na aplicação desktop), selecione de acordo com o exemplo:

  • Selecionar a área:

1ª Situação –> cursos novos cadastrados no dia:

2ª Situação –> cursos novos atualizados pela rotina diária:

Clicar no ícone lápis, selecionar a área e salvar.

Informar a data limite da inscrição e salvar:

O preenchimento deste campo serve para que o curso seja público nos ambientes de Marketing (https://unisatc.com.br/cursos-livres) e Vendas (https://cursos.satc.edu.br), lembrando que para ficar disponível, continua a regra de que todos os campos obrigatórios estejam devidamente preenchidos.

Ações:

Para vincular os cursos ao evento “Cursos Livres”, todas as ações relacionadas ao curso, devem ser parametrizadas.

Esta ação deve ser executada para atualizar as alterações que no cadastro do curso, realizadas no sistema desktop.

Permite atualizar os dados do curso no gerenciador de inscrições: Área, Horário e Data limite de inscrição.

Utilizar apenas, caso desejar excluir o curso do evento.

Fazer upload da imagem do curso que deverá aparecer na área de vendas.

Cadastrar o conteúdo que deverá ser disponibilizado na área de vendas do curso.

Exemplo:

Pessoas com interesse em se aprimorar na área de Hardware, ou seja, se profissionalizar em manutenção de computadores123.

Cadastrar o objetivo que deverá ser disponibilizado na área de vendas do curso.

Exemplo:

– Habilitar os participantes a atuarem no mercado de montagem e manutenção de computadores. Enfatizando desde a montagem até a instalação de sistemas operacionais e periféricos.

Cadastrar o conteúdo programático que deverá ser disponibilizado na área de vendas do curso.

Exemplo:

Módulo I – Carga horária: 04 horas – Eletricidade Básica; – Instalação elétrica para computadores; – Aterramento; – Choque elétrico;  Módulo II – Carga horária: 36 horas – Características gerais do programa;

Cadastrar os requisitos de inscrição que deverão ser disponibilizados na área de vendas do curso.

Exemplo:

- Documentos necessários para inscrição: cópia do documento de identidade (RG), CPF e comprovante de residência. - O número mínimo de participantes são 12 e máximo 16. - A SATC reserva-se o direito de alterar e/ou atualizar as previsões de datas

Cadastrar as informações adicionais que deverão aparecer na área de vendas.

Exemplo:

MAIS INFORMAÇÕES comercial@satc.edu.br WhatsApp: (48) 3431-7542

Exemplo:

O curso estará apto para inscrições, somente se o status das ações estiverem de acordo com o exemplo abaixo:

  • Clicar para conferir:

1.1.3 Vendas (cursos.satc.edu.br)

Os interessados deverão acessar o link: https://cursos.satc.edu.br/

1.1.4 Inscrição do aluno

Os interessados que já estão cadastrados devem acessar o “Login” e, os não cadastrados ainda, deverão “Criar conta”

1.1.5 Fechamento de turmas:

As inscrições nos cursos devem ser monitoradas pelos responsáveis do processo, os analistas de negócios, com o objetivo de controlar o número mínimo e máximo de inscritos.

1.1.6 Gestão das matrículas:

O usuário deverá fazer a gestão das matrículas realizadas nos cursos livres (presenciais), executando as etapas descritas abaixo:

Sistema: Faculdade - Centro Universitário SATC- UNISATC

Empresa: Cursos Livres SATC

  • Cadastros/ Matrículas dos Inscritos Web F12 (a tela poderá ser acessada clicando em 'F12')

  • Selecionar um curso ou, todos os cursos e consultar:

  • Selecionar o inscrito (com boleto pago e sem número de matrícula gerado) e clicar duas vezes:

  • Observar o semestre da matrícula, clicar em “Salvar”, conferir os dados e clicar em “Ok”:

  • Se o aluno possuir um cadastro no sistema, a tela de cadastro de aluno será aberta para conferência ou complementação de dados cadastrais.

2- Cursos on-line (SATC Digital) - Processo de vendas

Os cursos on-line são desenvolvidos em ambiente virtual onde são disponibilizados os conteúdos, a base de alunos é gerida, acontecem as avaliações e todas as outras ações inerentes a um curso online.

Abaixo, seguem as etapas necessárias para disponibilização dos cursos no ambiente de vendas:

2.1 Etapas

2.1.1 Plataforma Treinas

  • Fazer login:

  • Acessar: Gerenciador/ Cursos:

{{:unisatc:img44.png?400|{{:unisatc:img44.png?400|

  • Clicar em “Novo Curso”:

* Cadastrar o curso de acordo com o exemplo:

Na listagem de cursos, clicar na ação “Exportar para SATC”, de acordo com o exemplo:

* Após a exportação, as ações ficarão desabilitadas para edição:

3 - Processo de venda de vagas dos cursos livres para empresas

B2B (Business-To-Business): oferta de produtos e serviços entre duas empresas.

Referência: NERCU 135103

O objetivo deste processo é permitir que empresas também possam adquirir vagas disponíveis nos cursos livres ofertados pela SATC. Para isto, as empresas precisam estar cadastradas como clientes ou fornecedoras da SATC e, informar um representante para atuar na compra de vagas. A compra consiste em selecionar e associar o número de de vagas desejadas, ao CPF das pessoas que deverão ser inscritas nos cursos.

Através deste link, o representante e as pessoas selecionadas para cursar vagas pagas pela empresa, terão acesso a plataforma: https://cursos.satc.edu.br/

Obs: Caso o representante cadastrado pela empresa, seja também um inscrito, o acesso se dará pelo mesmo link.

Exemplo do processo de venda de vagas para empresas:

1- A empresa deverá já estar cadastrada junto à SATC (no portal do Cliente ou Fornecedor: https://www1.satc.edu.br/portais/acesso/public/#/)

2- A empresa deverá acessar a plataforma de vendas com as mesmas credenciais utilizadas no acesso ao portal de cliente ou fornecedor

3- Cadastrar um ou mais colaboradores como representantes (estes serão os responsáveis pela aquisição de vagas):

I-

II -

4- O representante deverá fazer a compra de vagas nos cursos:

Exemplo:

I - Acessar a plataforma com as credenciais de representante e selecionar o perfil da empresa

II - Clicar na opção “VEJA MAIS”, no curso de sua preferência:

III - Definir a quantidade de vagas:

IV - Realizar a compra:

5- Associar os participantes nas vagas adquiridas:

Em Menu/Meus Cursos, clicar no curso para qual foi realizada a compra de vagas e associar as vagas ao CPF dos participantes:

I -

II-

6- A lista de reserva de vagas deverá ser aprovada pela coordenação dos cursos livres no Gerenciador de Inscrições disponível no portal do colaborador, em Opções/Lista de reserva de empresas.

A lista poderá ser fechada somente quando todas as vagas estiverem preenchidas.

I -

II -

III-

7- As pessoas listadas serão inscritas automaticamente quando a lista for fechada.

8- Abaixo segue o exemplo do ambiente de acesso do inscrito:

unisatc/cursos_livres.1665691977.txt.gz · Última modificação: 2022/10/13 20:12 por admin