Tabela de conteúdos

Liberação de Rematrículas do Colégio

O setor de atendimento deverá verificar as situações:

1: Boletos

1- Pagos*
2- A Vencer*
3- VencidosVerificar as matrículas

* Para matrículas com boletos Pagos e A Vencer não é preciso fazer liberações.

2: Matrículas

Alunos COM matrícula em 2023 Alunos SEM matrícula em 2023
Consultar a existência de vagasAlunos novos devem fazer matrícula no Setor de Atendimento
Ajustar boletosCaso o aluno já tenha estudado na SATC em 2022, poderá ser feita a rematrícula (neste caso deve haver uma matrícula no sistema Gestão Escolar em 2023 para liberar a rematrícula).

1- Processo de liberação no Sistema

Acesso:

Sistema de Atendimento\Captação\Liberação de Matrículas

Na tela de liberação, clicar em “Nova”:

Preencher os dados:

* Utilizar sempre a opção “Consultar vagas nas turmas” antes de prosseguir com a liberação.

1.1- Regras x Retornos

Abaixo seguem as regras que condicionam o processo de liberação de rematrículas:

Já existe uma liberação para este aluno nesse semestre.Excluir a liberação existente e incluir uma nova.
Boleto já foi pago! Neste caso, não necessita de nenhuma ação
Boleto não pode ser ajustado. Existem lançamentos do tipo pagamento que não podem ser ajustados.A tesouraria deverá excluir do boleto, todos os lançamentos diferentes de Débito e Crédito
Aluno do ensino médio, a liberação deve ser cadastrada para o semestre 20230.Cadastrar uma liberação para 20230
Não existe matrícula para liberar.O setor de atendimento deverá fazer a matrícula pelo próprio sistema do atendimento ou incluir uma matrícula no sistema de Gestão Escolar (somente quando o aluno tem uma matrícula no semestre anterior), para que o aluno consiga realizar a rematrícula pelo portal
O boleto pode ser pago no banco, pois ainda não venceu!O aluno deve pagar o boleto no banco
Erro ao ajustar o boleto, entre em contato com o setor de Tesouraria/Financeiro.Não podem existir lançamentos do tipo pagamento no boleto. A tesouraria deverá excluir do boleto, todos os lançamentos diferentes de Débito e Crédito.
Matrícula Irregular, exclua a matricula no Sistema Gestão Escolar e faça uma nova matrícula pelo Sistema AtendimentoA matricula existe somente no Sistema Gestão Escolar no semestre digitado mas não no semestre anterior
Liberação realizada com sucesso! O aluno deve fazer a rematrícula no portal.O boleto só ficará liberado no portal após a rematrícula ser concluída.
Liberação realizada com sucesso! Ajuste de boleto realizado.O aluno ou responsável poderá acessar o portal e consultar o boleto.

1.1.1 Possíveis Situações

Abaixo estão descritas algumas situações prováveis de acontecer e como proceder para resolvê-las:

1 - Responsável fez a rematrícula não quer mais UDI ou Oficinas ou deseja modificar UDI ou Oficinas:
- Excluir rematrícula pelo atendimento
- Cadastrar liberação
- Refazer rematrícula
2 – Responsável perdeu o prazo da rematrícula:
- Cadastrar liberação
- Fazer rematrícula
3 – Rematrícula/matricula já foi feita e boleto venceu
- Cadastrar liberação (somente ajusta o boleto)
4 – A liberação de rematrícula para ensino infantil o ajuste do boleto é feito também no momento da rematrícula, se mesmo assim o boleto não for ajustado:
- Excluir a liberação de rematrícula no atendimento
- Cadastrar liberação (somente ajusta o boleto)
5 - Aluno com pagamento parcial ou baixa parcial do banco (Lançamento diferente de ‘D’ ou ‘C’).
- Boleto não pode ser ajustado. Existem lançamentos do tipo pagamento que não podem ser ajustados.
6 – Aluno com bolsa 100% que não fizeram rematrícula.
Ligar para os alunos fazerem rematrícula até 15/01.
7- O boleto só ficará disponível no portal
Se não existir nenhum débito anterior no CPF do aluno ou no CPF do Responsável Financeiro.
Se existir a rematrícula ou existir um responsável financeiro nos semestres 2023/0 ou 2023/1.

1.2- Fluxograma