====== Sistema Atendimento (Matrícula) =====
====== 1- Objetivo: ====== Atender e gerenciar os chamados de requerimento de documentações e realizar matrículas do Colégio SATC, Oficinas e UDI. ====== 2- Acesso: ====== Abaixo, seguem as etapas que descrevem como acessar o sistema de matrícula. * **Acessar o portal institucional**: [[https://www1.satc.edu.br/portais/acesso/public/#/]] * **Acessar o portal do colaborador**: {{:unisatc:at1.png?300|}} * **Acessar o menu**: SATC Educação/Sistema de Matrícula {{:unisatc:at3.png?250|}} * **Acessar o sistema de matrícula** (com as mesmas credenciais de acesso ao portal do colaborador) {{:unisatc:at4.png?300|}} ====== 3- Funcionalidades ====== O **sistema de matrícula** possui três processos: * Atendimentos * Captação * Configurações {{:unisatc:at2.png?250|}} Os processos serão descritos a seguir. ===== 3.1 Atendimentos ===== O processo de atendimento é composto por: * Documentos * Chamados * Indicadores {{:unisatc:at5.png?250|}} ==== 3.1.1 Documentos ==== Nesta etapa são cadastrados todas as opções de documentos que poderão ser requeridos através dos chamados: * **Clicar em "Novo"**: {{:unisatc:at6.png|}} * **Cadastrar o documento de acordo com o exemplo abaixo e salvar**: {{:unisatc:at7.png?600}} * ** Escolas - permite associar o documento a(s) escola(s)**. Exemplo: **I-** {{:unisatc:at8.png?800}} **II-** {{:unisatc:at9.png?800}} **III-** {{:unisatc:at10.png?800}} ** Habilitar Quantidade: **** Não ** - Permite a solicitação de apenas 1 unidade do documento. ** Sim ** - Permite a solicitação de mais de uma unidade do documento. ** Valor da taxa: ** Informar valor ou deixar em branco caso não exista taxa para o documento. ** Tempo em dias: ** Tempo em dias (corridos) para entrega do documento, à partir da data de abertura do chamado * ** Ação - Permite alterar a descrição de um documento**. Exemplo: **I -**{{:unisatc:at11.png?400}} **II-**{{:unisatc:at12.png?400}} ==== 3.1.2 Chamados ==== Através dos chamados, são requeridos os documentos solicitados pelos alunos, responsáveis e possíveis alunos. Os chamados podem ser cadastrados pelos colaboradores através do sistema de matrícula ou pelos alunos, responsáveis e possíveis alunos através dos portais de cada categoria. **Etapas:** * Cadastro * Atendimento * Gestão {{:unisatc:at14.png?700}} **I- Cadastro de chamados:** Clicar em "Novo" para abrir um chamado. Exemplo: {{:unisatc:at15.png|}} **Preencher todos os campos do chamado de acordo com os exemplos abaixo:** I - Rematrícula {{:unisatc:at16.png|}} II- Requerimento {{:unisatc:at49.png.png|}} **II - Atendimento ** O atendimento se dá através das interações no chamado, **desde o cadastro até a entrega da solicitação**. Exemplo: Clicar na lupa: {{:unisatc:at17.png|}} Cadastrar nova interação: {{:unisatc:at18.png|}} * ** Status: ** opções de direcionamento do chamado * ** Grupo responsável: ** Setor que dará continuidade ao chamado * **Mensagem: ** Para orientações referentes à solicitação **III - Gestão ** O sistema dispõem de filtros por status, que permitem acompanhar o atendimento dos chamados, bem como selecioná-los por tipo, período e no campo pesquisar, permite filtrar por palavras contidas nas solicitações. {{:unisatc:at19.png|}} ** Tipo: ** * __Data Abertura__ : data em que o chamado foi cadastrado. * __Data Interação__ : data de movimentação do chamado. ==== 3.1.3 Indicadores ==== Os indicadores podem ser utilizados para monitorar o percentual de documentos solicitados por escola. Exemplo: {{:unisatc:at20.png|}} ===== 3.2 Captação ===== Captação é um conjunto de ações e estratégias de formas de entrada, desenvolvidas pela instituição, para atrair e transformar leads (pessoas interessadas em estudar na sua instituição) em alunos matriculados O processo de captação é composto pelas etapas : {{:unisatc:at21.png|}} ==== 3.2.1 Formas de Entrada ==== As formas de entrada são caracterizadas por planos e ações (de captação) vinculados às escolas. * ** Para incluir um novo plano:** Clicar em **"Novo"** e preencher os campos de acordo com o exemplo: **I-** {{:unisatc:at23.png?800}} **II-** {{:unisatc:at22.png?800}} * ** Para vincular o novo plano a um curso: ** Clicar em **"Cursos"** e preencher os campos de acordo com o exemplo: **I-** {{:unisatc:at24.png?800}} **Clicar em "Novo"** **II-** {{:unisatc:at25.png?800}} **Preencher os campos e salvar** **III-** {{:unisatc:at26.png?800}} * ** Para alterar informações do plano:** **Clicar em "Ação" :** {{:unisatc:at27.png?800}} **Alterar (se necessário) e salvar :** {{:unisatc:at28.png?800}} ==== 3.2.2 Pessoas ==== Para realizar a matrícula de novos alunos, antes é preciso cadastrá-los e, caso sejam menores de 18 anos, o responsável também deverá ser cadastrado. I- {{:unisatc:at29.png|}} II- {{:unisatc:at48.png|}} ==== 3.2.3 Matrículas Criciúma/ Turvo ==== Para realizar a matrícula (o aluno deverá estar cadastrado em **"Pessoas"**) : * ** Clicar em "Nova" para incluir uma matrícula** : {{:unisatc:at30.png|}} * ** Editar a matrícula, imprimir boleto, contratos e ficha. Exemplo** : {{:unisatc:at31.png|}} *Excluir matrícula- apenas quando for necessário. ==== 3.2.4 Atestado de Vaga ==== É um documento que confirma a existência de vaga ao aluno que pretende se transferir para SATC. Esta declaração é enviada à Instituição de origem do pretendente à transferência. {{:unisatc:at32.png|}} * **Para gerar um atestado de vaga: clicar em "Novo"** e preencher os campos de acordo com o exemplo: {{:unisatc:at34.png|}} * **Nível** - É o nível de ensino para o qual é atestada a existência de vaga. * **Ano/Semestre** - Informar o ano + '/0', de acordo com o exemplo. * **Cód Aluno**- Informar somente quando o aluno já estiver cadastrado. * **Nome Aluno** - Inserir o nome quando não existir um cadastro para o requerente. * **Curso/Turma** - Selecionar uma opção no menu //dropdwn//. * ** Selecionar Documentos**- Selecionar os documentos que o aluno deverá providenciar. ==== 3.2.5 Relatório de Matrículas ==== Permite obter um conjunto de informações sobre as matrículas ativas através dos filtros: ano, semestre e formas de entrada. Exemplo: {{:unisatc:at35.png|}} ====== 3.3 Configurações ====== Este menu deve ser utilizado para estabelecer configurações abaixo: {{:unisatc:at36.png|}} ==== 3.3.1 Grupos ==== A configuração de grupos permite **criar** e **habilitar** novos grupos, **incluir** e **excluir** o acesso de usuários nos grupos. * **Para criar um grupo :** clicar em **"Novo"**, de acordo com o exemplo abaixo. {{:unisatc:at37.png|}} Após clicar em "Novo", será disponibilizada a tela abaixo, que deverá ser preenchida de acordo acordo com o exemplo. {{:unisatc:at38.png|}} Após cadastrar o grupo, deverão ser incluídos os **usuários com permissão de acesso**. Exemplo: * Clicar em **Usuário:** I-{{:unisatc:at39.png?800}} * Clicar em **Novo:** II-{{:unisatc:at40.png?800}} * **Vincular o usuário ao grupo e salvar:** III-{{:unisatc:at41.png|}} ==== 3.3.2 Contratos ==== Os contratos associados às matrículas devem ser cadastrados previamente, de acordo com o exemplo: I- Clicar em **"Novo":**{{:unisatc:at42.png|}} II-Cadastrar os campos : * **Nome** - Cadastrar o título do contrato * **Ativo** - (Sim ou Não) * **Texto do Contrato** - Cadastrar o conteúdo do contrato. **Para inserir os campos (informações pessoais) de mesclagem , clicar nos respectivos campos contidos nas informações**. {{:unisatc:at43.png|}} ==== 3.3.3 E-mails ==== Durante o ciclo de atendimento dos chamados, poderão ser encaminhadas mensagens padronizadas, abaixo segue o exemplo de mensagens de e-mail configuradas para os chamados com Status : **Aguardando Retirada e Pendente Solicitante**. * **Para configurar um e-mail:** clicar em **Novo** {{:unisatc:at45.png|}} * **Cadastrar os campos:** {{:unisatc:at47.png|}} * **Nome** - Cadastrar o título do e-mail. * **Status chamado** - Selecionar o status para o qual será enviado o e-mail. * **Ativo** - (Sim ou Não). * **Informações do aluno** - Clicar na informação que deverá ser mesclada no corpo da mensagem com dado do aluno. * **Texto do E-mail** - Cadastrar a mensagem do e-mail.