======Sistema de Atendimento (Dentista) ======
O objetivo deste sistema é: * Permitir o cadastro dos serviços odontológicos * Organizar e controlar a agenda de horários de atendimento * Executar o atendimento simplificado ou através de planos * Gerar o financeiro referente aos serviços prestados ====== 1 Acesso ao sistema ====== O acesso ao sistema está disponível no portal do colaborador [[https://www1.satc.edu.br/portais/acesso/public/#/]] em: Assistência Social/Atendimentos Dentista: {{:unisatc:dt01.png|}} ===== 1.1 Níveis de Acesso ===== As funcionalidades do sistema serão disponibilizadas de acordo com as permissões de acesso do usuário e, deverão ser liberadas pela TI através de solicitação. Exemplo da imagem da tela do sistema: {{:unisatc:dt02.png|}} O botão **+ Novo Agendamento** será disponibilizado apenas pelos **usuários com permissão de acesso**. Após cadastrar o agendamento, o **dentista** deverá iniciar o atendimento **(liberar permissão de acesso ao dentista para atendimento).** O botão **Serviços** deverá ser utilizado pela "Assistência Social" **(liberar permissão de acesso).** O botão **Planos de tratamento** deverá ser utilizado pela "Assistência Social" **(liberar permissão de acesso).** ====== 2 Funcionalidades ====== ===== 2.1 Serviços ===== No botão Serviços o usuário deverá: * Cadastrar os serviços e o valor dos serviços que serão realizados pelo dentista. * Alterar o cadastro do serviço (caso seja necessário realizar alterações) * Definir os serviços ativos e inativos **Exemplo:** **1** Clicar em **Serviços** {{:unisatc:dt03.png|}} **2** Clicar em ** +Novo Serviço** e **Editar Serviço** {{:unisatc:dt04.png|}} * **Descrição** : Cadastrar o serviço * **Valor**: Informar o valor do serviço * **Status** : Informar o status do serviço : Ativo ou Inativo * **Odontograma**: Sim ou Não Quando o odontograma é cadastrado como "S" , o sistema habilitará o campo "Classe", para o qual deverá ser informado "Sim ou Não": {{:unisatc:dt005.png?250|}} **3** Editar serviço cadastrado (se necessário) {{:unisatc:dt05.png|}} =====2.2 Agendamentos ===== Os agendamentos são incluídos através do botão **+Novo Agendamento**, de acordo com o exemplo: {{:unisatc:dt06.png|}} **Data**: informar a data do atendimento **Hora**: Informar o horário do atendimento **Tipo**: Informar se o atendido é Aluno ou Colaborador: * Se o tipo for colaborador, selecionar o nome do colaborador * Se o tipo for **Aluno**, selecionar a Escola e selecionar o aluno **Observação**: Campo para descrição das informações necessárias. Para verificar os detalhes do agendamento ou alterar o agendamento, clicar duas vezes no agendamento, de acordo com o exemplo : {{:unisatc:dt07.png|}} Será aberta a tela abaixo, onde é possível Remarcar e Excluir o agendamento se necessário. {{:unisatc:dt08.png|}} ===== 2.3 Iniciar o Atendimento ===== Descrição **1** Para dar início ao atendimento, o dentista deverá clicar duas vezes no agendamento: {{:unisatc:dt09.png|}} **2** Em seguida, clicar em **Iniciar o Atendimento**: {{:unisatc:dt010.png|}} Caso o atendido seja um aluno e tenha informações de saúde cadastradas na matrícula, estas informações serão reportadas apenas para o dentista: {{:unisatc:dt001.png|}} **3** O atendimento será realizado através da tela abaixo, onde existem duas opções : **+Novo Plano de Tratamento** e **Prosseguir sem plano de tratamento** {{:unisatc:dt011.png?500|}} ==== 2.3.1 +Novo Plano de Tratamento ==== Um plano de tratamento deve ser criado quando o dentista prevê que o atendido necessita de uma sequência de atendimentos, onde são contemplados diversos serviços ou quando é preciso realizar mais de um atendimento para o mesmo serviço. **Exemplo:** **1** Clicar no botão **+Novo Plano de Tratamento** {{:unisatc:dt012.png|}} **2** Cadastrar o plano de tratamento {{:unisatc:dt006.png|}} Exemplo de um caso onde é necessário incluir **mais de um serviço:** {{:unisatc:dt014.png|}} Obs.: Após a geração do financeiro, a função **editar** é desabilitada, para impedir alterações no plano. **3** Utilização dos serviços No exemplo abaixo, será demonstrada a utilização de um serviço cuja quantidade é maior que um, sendo assim, a quantidade do serviço poderá ser utilizada integralmente em apenas um atendimento ou, distribuída em novos agendamentos para dar continuidade a utilização do plano. Para registrar o que foi feito no atendimento, o dentista deverá clicar em **editar**, exemplo: {{:unisatc:dt015.png|}} Após clicar em Editar, a quantidade deve ser atualizada, exemplo: {{:unisatc:dt016.png|}} Após a utilização do serviço, o saldo da quantidade, o valor unitário e o total geral serão atualizados. {{:unisatc:dt017.png|}} **4** Imprimir receituário {{:unisatc:dt018.png|}} {{:unisatc:dt019.png?500|}} **5** Enviar para Financeiro **Todos os atendimentos devem ser emitidos para o financeiro.** É possível identificar os atendimentos pendentes e encaminhados ao financeiro, verificando a cor do símbolo **$** dos agendamentos: - **Pendente** (Vermelho): {{:unisatc:dt022.png}} - **Encaminhado** (Verde): {{:unisatc:dt023.png}} O encaminhamento financeiro é realizado de acordo com o exemplo: {{:unisatc:dt020.png?500|}} Confirmar o envio {{:unisatc:dt021.png?500|}} ==== 2.3.2 Prosseguir sem plano de tratamento ==== Esta opção é utilizada quando o atendimento não requer um plano, ou seja, inicia e encerra no mesmo dia. Para este processo de atendimento: * Clicar no botão **Prosseguir sem plano de atendimento** e seguir as mesmas etapas descritas em [[unisatc:atendimentos_dentista#novo_plano_de_tratamento|2.3.1]] {{:unisatc:dt024.png}} ===== 2.4 Planos de Tratamento ===== Através desta funcionalidade é possível: * Consultar os planos por **status** ou, **pesquisar** informando o nome ou, parte do nome do atendido. * Utilizar o botão **+Novo plano de tratamento** e seguir as mesmas etapas descritas em [[unisatc:atendimentos_dentista#novo_plano_de_tratamento|2.3.1]] Exemplo: {{:unisatc:dt025.png}} **Tela de consulta:** {{:unisatc:dt026.png}} ====== 3 Controles de Acesso ====== Botão "criar serviços": CLAUDIA NATAL CORREA PIZZETTI (assistente social) Botão "planos de tratamento": CRISTINA BORBA ALAMINI (dentista) Botão "ver/editar/iniciar atendimento":CRISTINA BORBA ALAMINI (dentista) Botão "novo agendamento":CRISTINA BORBA ALAMINI (dentista) /CLAUDIA NATAL CORREA PIZZETTI (assistente social)